Beautiful Young Veterinarian Using A Laptop On The Table With Puppy In The Clinic

Dúvidas Frequentes

O meu animal toma comprimido industrializado, é muito difícil de administrar, posso comprar e levá-lo para ser manipulado em xarope?

Sim, a Amor ao Bicho possui profissionais treinados para alterar o medicamento industrializado para a necessidade clínica do paciente, adequando à prescrição na dose, forma farmacêutica e concentração necessária. É só apresentar a receita prescrita pelo seu veterinário.

Cortar o comprimido industrializado ao meio é seguro?

É uma prática usual, porém não recomendado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária mantém em seu site alerta sobre os riscos dessa prática, que pode levar até a uma intoxicação. Na Europa, desde 1998 existem campanhas que desencorajam a partição.

Por vários estudos efetuados, sabe-se que cortar um comprimido pode não garantir a dose correta, parte do ativo pode perder-se durante a quebra, e nenhum estudo já realizado comprovou que as duas metades têm a mesma quantidade de princípio ativo.

Assim, quando um comprimido é cortado, a dose é alterada e isso pode ter riscos para a saúde.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/11/cortar-comprimidos-ao-meio-traz-riscos-saude-aponta-estudo.html

O medicamento manipulado é mais barato que o industrializado?

Se comparado com medicamentos industrializados de uso veterinário, sim. E por ser manipulados, há possibilidade de associações de ativos em uma mesma formulação, evitando gastos extras na compra de mais de um medicamento para atender as necessidades do animal. Na possível associação, a farmacêutica responsável entra em contato com o profissional prescritor.

Como é garantida a qualidade de um medicamento manipulado?

A Amor ao Bicho segue normas de Boas Práticas de Manipulação determinadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A qualidade das matérias-primas utilizadas é assegurada pela rigorosa qualificação de fornecedores e pelo controle de qualidade dos insumos recebidos tanto em laboratórios próprios quanto em laboratórios terceirizados qualificados pelo MAPA. Além disso, o processo de manipulação é padronizado e monitorado diariamente pelos farmacêuticos responsáveis pelos laboratórios.

Por que o medicamento manipulado não tem bula?

O medicamento manipulado não tem bula, pois é personalizado nas doses e quantias ao tempo de tratamento, sendo as bulas, não exigidas por lei. No entanto temos um farmacêutico à disposição para casos de dúvidas.

Quem fiscaliza a produção dos medicamentos de uso veterinário que são manipulados?

O órgão que fiscaliza é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que segue o decreto 5053/2004, que regula a fiscalização de produtos de uso veterinário. Este órgão fiscaliza anualmente a Amor ao Bicho, propondo medidas de melhorias e mantendo a qualidade do setor.

Quais os benefícios que a manipulação de medicamentos veterinários pode oferecer ao médico veterinário?

Por ser um produto personalizado, oferece ao veterinário a possibilidade da prescrição na quantidade e dosagem exatas para cada tratamento, sendo mais econômico ao tutor, pois não há sobras nem desperdícios, e a opção da escolha da forma farmacêutica, facilita a administração e tem a garantia da dosagem correta dos medicamentos.

Quais os benefícios que a manipulação de medicamentos veterinários pode oferecer ao animal?

Personalização do medicamento na forma farmacêutica que melhor atenda a espécie, no sabor da preferência do animal, com a dose adequada ao peso, sem desperdícios comuns com os cortes e sobras de pedacinhos.

Quais os benefícios que a manipulação de medicamentos veterinários pode oferecer ao tutor do animal?

Opções na escolha da melhor forma farmacêutica, associação de princípios ativos, manipulação de ativos não disponíveis comercialmente e concentrações diferenciadas para cada paciente. A manipulação oferece o que o mercado de hoje exige, economia e versatilidade que atenda com diferenciação a necessidade individual.

Quem se responsabiliza pelas reclamações dos medicamentos manipulados?

Sendo a Amor ao Bicho uma farmácia exclusivamente veterinária, contamos com farmacêuticos especializados e capacitados para receber e resolver qualquer reclamação. As reclamações devem ser passadas ao farmacêutico através do telefone, e-mail ou pessoalmente, sendo aberto um registro da reclamação, com todos os dados necessários para investigação de possíveis não conformidades e se apurado, é verificado qual a medida corretiva e ações a fim de evitar novos episódios.

O medicamento manipulado é submetido a teste?

Sim, além da qualificação dos fornecedores e do controle de qualidade dos insumos adquiridos (matérias-primas e embalagens), ao longo da produção são realizados testes de controle em processo que garantem um produto final de qualidade.

É possível associar mais de um principio ativo em uma mesma formulação?

Sim, desde que não haja interação medicamentosa entre os ativos, o veterinário pode associar várias drogas em uma única fórmula e geralmente com a vantagem de sair mais barato para o tutor e menos estressante para o animal.

Qual o prazo de validade do medicamento manipulado?

O prazo de validade do medicamento manipulado é menor do que o industrializado, porém como é feito exclusivamente ao seu animal, não interfere de maneira negativa, só evita as sobras e desperdícios comuns com o uso de medicamento industrializados.

Se passar da validade, posso utilizar o medicamento?

O medicamento não deve ser utilizado após seu vencimento, uma vez que os ativos têm os efeitos assegurados até a data especificada no rótulo.

O medicamento manipulado é mais seguro?

Por ser personalizado com a dose, nome do paciente e posologia, de certa forma sim, pois o medicamento manipulado atende individualmente cada paciente respeitando sua necessidade e por isso é muito seguro.

Sempre faltam doses de medicamento para completar o tempo de tratamento quando solicito na forma de xarope ou suspensão, qual o motivo?

Devido a perdas que ocorrem naturalmente entre cada administração (observe a seringa após o uso) e a película de medicamento formada nas paredes do frasco, a Amor ao Bicho opta em fazer um volume de algumas doses extras, pois esse volume excedente não altera muito o valor da fórmula e as doses do medicamento ficam garantidas para o tempo de tratamento indicado na receita.

A fórmula de cápsula veio com uma observação de que a dose foi modificada e a ingestão foi alterada, qual o motivo?

A quantidade dos medicamentos prescritos na fórmula pode ser maior do que capacidade mesmo de uma cápsula grande, necessitando que a quantidade de pó tenha que ser dividida em duas ou mais cápsulas não ocorrendo alteração na prescrição veterinária.

Um animal com necessidades especiais, como diabéticos, alérgicos e/ou nefropatas, pode tomar medicamentos manipulados sem risco?

A Amor ao Bicho está sempre pronta a atender animais que necessitam de medicamentos preparados de forma especial: sem adição de açúcar, sal, corante, conservante ou glúten. Assim que for realizar o pedido, sempre se lembre de avisar o atendente qual a necessidade do seu animal.

Por que a farmácia, às vezes, faz uma quantidade maior que a solicitada?

Quando a receita tem componentes com dosagens e volumes de ativos variados, pode ocorrer que não seja possível que esse volume seja feito em uma só cápsula ou na medida em mililitro (ml) marcado na receita, sendo necessários ajustes na manipulação, sem comprometimento nenhum do tratamento. Caso isso ocorra, a quantidade de cápsulas ou ml para se atingir a dose prescrita estará descrita no rótulo e será orientada pelo atendente. Se a dúvida não for sanada no instante da dispensação, antes da  administração do medicamento, ligue para a farmácia, que será um prazer atendê-lo.

Qualquer medicamento pode ser guardado na geladeira?

O medicamento só deve ser guardado em geladeira quando for recomendado pela farmácia, pois alguns medicamentos podem sofrer alteração e recristalização se armazenados na geladeira indevidamente. Sempre que for necessário ser mantido nessas condições haverá uma etiqueta informativa na embalagem do produto.

Manipulei o mesmo medicamento, na mesma concetração e forma farmacêutica em outra farmácia e a cápsula veio menor, por quê?

Na Amor ao Bicho, adotamos os fatores de equivalência** e de correção* em todos os receituários seguindo a prescrição veterinária. Ocasionando assim aumento de volume.

*fator de correção é utilizado quando o medicamento não está em sua forma pura, necessitando a aplicação de um fator para alcançar a dose correta.

**fator de equivalência é fator utilizado da conversão da massa do sal ou éster para massa do fármaco ativo ou da substância hidratada para a substância para a anidra.

Na prescrição do meu pet, o veterinário pediu cápsulas entéricas, qual o motivo?

Cápsulas entéricas, ou gastroresistentes, são utilizadas quando o medicamento precisa ser protegido do suco gástrico ou quando o medicamento pode irritar as mucosas do estomago. Com esse revestimento, a cápsula se dissolve e tem sua absorção apenas no intestino. A Amor ao Bicho está sempre pronta para atender esse tipo de necessidade.

Por que a cor das cápsulas e/ou tamanho mudou em relação a ultima vez?

A Amor ao Bicho procura manter o tamanho sempre igual. No entanto, o tamanho da cápsula é proporcional a quantidade de medicamento da fórmula. Quando se adquire novos lotes dos medicamentos seu volume, granulometria e densidades podem variar de acordo o fornecedor. Podendo ocorrer alguma variação entre as fórmulas. Aqui, preferimos utilizar sempre cápsulas incolores, que dependem da disponibilidade no fornecedor, caso seja utilizada cápsulas coloridas, não ocorre nenhuma alteração na qualidade do medicamento.

Pode aumentar a dose recomendado pelo veterinário se a dor ou sintoma ficar mais forte?

Não, somente o veterinário responsável pelo seu animalzinho pode alterar a dose ou o modo de utilizar o medicamento. Nenhuma pessoa dentro da farmácia ou pet shop pode recomendar o aumento da dose ou alterar o modo de utilizar o medicamento.

Meu animal melhorou, posso parar o medicamento?

Assim como a prescrição, o único profissional capacitado para alterar ou suspender o tratamento é o médico veterinário.

Com o uso do medicamento, meu animal está passando mal, como proceder?

Ligar imediatamente ao médico veterinário e verificar como proceder.

Por que os shampoos para uso veterinário são mais caros do que os que eu uso?

A necessidade do animal é bem diferente da nossa, se pensarmos no mais básico, eles tomam banho uma vez por semana ou a cada 15 dias, sendo necessários produtos que limpam o pelo, em concentrações bem diferentes dos nossos produtos. Por possuírem camada de gordura mais espessa e muitos pelos, se usarem nossos shampoos, não terão o resultado esperado. Em contra partida esses produtos para limpeza devem ser suaves e especiais, pois, a pele deles é muito sensível.   Como na Amor ao bicho, a nossa preocupação é oferecer o melhor ao seu amigo quatro patas, nossos shampoos são desenvolvidos sem parabenos (conservante muito agressivo a pele e pouco usual em vários países) , nossa fórmula hipoalergênica não contém sulfato, sendo mais suave e melhor para o meio ambiente,  e livre de  fragrância sintética, onde o cheirinho pode ser colocado de forma natural através de óleos essenciais e extratos aromatizados  .   OBS: Também dispomos de essências caso o cliente prefira.

Não gostei da essência (odor) de um produto, posso modificá-lo?

Muitas substâncias utilizadas tem seu odor característico podendo ser mascarados com essências ou óleos essenciais disponíveis na Amor ao Bicho. Deve ser solicitado antes da manipulação podendo ser adicionado em fórmulas dermatológicas, mas, caso o animal seja alérgico, os perfumes podem agravar os quadros, então cuidado na escolha, converse com o farmacêutico responsável.

O meu animalzinho faz uso de um medicamento de uso continuo porem ele enjoou do sabor. O que pode ser feito?

Aqui na Amor ao Bicho temos disponível diversos sabores que podem ajudar a disfarçar o sabor desagradável de alguns medicamentos, facilitando a administração, porém a escolha deve ser feita de acordo com o gosto do seu amigão, entre em contato conosco para saber os sabores disponíveis. Como trabalhamos com versatilidade de formas farmacêuticas, converse com o profissional prescritor e escolha uma que mais agrade e se adapte a sua rotina e do seu animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *