O que é um cachorro hipoalergênico?

O que fazer ao amar cachorros, mas ter alergia a esse animal? Será que é possível criar um peludo e não ter problemas? A resposta é sim! Isso é uma possibilidade, pois existe o que chamamos de cachorro hipoalergênico.

Um cachorro hipoalergênico nada mais é do que um animal que não causa alergias. Diversas raças são opções viáveis para quem costuma sofrer com esse problema, em relação a pelos, caspas, saliva ou glândulas sebáceas.

Continue lendo para descobrir o que determina que um cão não cause alergias, além de saber as raças que podem ser escolhidas se existe essa restrição em termos de saúde.

O que são cachorros hipoalergênicos?

Se você ainda não entendeu o que é hipoalergênico, vamos explicar melhor. De maneira geral, esse animal é a melhor opção para as pessoas que querem muito um amigo de quatro patas, mas sofrem com reações alérgicas.

Na verdade, as raças de cachorros hipoalergênicos são muitas. Quer entender melhor quais são as características presentes em um cachorro hipoalergênico? São pequenas diferenças que podem gerar grandes consequências positivas.

Uma delas é a queda de pelos, que é bem menor ou quase inexistente  nessas raças. Também existem raças que produzem bem pouca caspa. Por isso, podem ser uma ótima companhia para pessoas que apresentam alergia a cachorro.

Mesmo assim, lembre-se de que não há como ter certeza de que nenhuma reação alérgica vai acontecer. O que ocorre é que as chances são bem mais altas de que a convivência seja tranquila nesse sentido.

Raças de cachorro para quem tem alergia

São diversas opções de peludos que podem proporcionar um dia a dia sem esse tipo de problema. Abaixo, compartilhamos algumas raças de cachorros para quem tem alergia. Confira!

Schnauzer

Este peludo lindo e companheiro é uma ótima alternativa para quem sofre de alergia, pois é o oposto dos cachorros que soltam muito pelo. Na verdade, a raça é famosa por espalhar pouquíssimos pelos pela casa.

Além disso, é um animal extremamente divertido e carinhoso. Em outras palavras, perfeito para aquele tutor que deseja conviver com um cachorro que gosta de brincar e passar tempo junto.

Terrier Americano Sem Pelo

Se pelos são um problema para você, o Terrier Americano Sem Pelo é a solução para os seus problemas! Com ele, você pode desfrutar da companhia de um amigo de quatro patas sem desencadear espirros e coceiras.

Por conta da ausência de pelos, o cãozinho também não produz caspa. Ou seja, são dois elementos a menos para se preocupar. Por ser um cachorro bastante ativo, precisa de tutores que gostam de brincar e correr.

Shih Tzu

Este pequenino é uma graça e, definitivamente, conquistará você! Apesar de ser bem peludinho, ele quase não solta pelos. Ou seja, além de manter a casa mais limpa, geralmente, não desencadeia reações alérgicas nas pessoas que convivem com ele.

Por conta dos pelos lisos, é necessário escová-lo com frequência. Aliás, essa prática é muito importante em todos os cachorros que não costumam soltar muito pelo. Assim, você promove a troca da pelagem, mantendo a saúde e o bem-estar.

Yorkshire Terrier

Se você tem muita vontade de criar um cachorro, mas mora em apartamento e apresenta alergia ao animal, não há problema! O Yorkshire Terrier é um dos peludos que se adaptam superbem a espaços pequenos.

A principal característica hipoalergênica é o fato de soltar poucos pelos. Dessa forma, com a higiene e a escovação em dia, evitando o acúmulo de sujeiras, nenhuma alergia deve surgir.

Airedale Terrier

Agora, se o que você realmente deseja é criar um cachorro hipoalergênico de porte médio ou grande, escolha o Airedale Terrier! Mesmo quem não sofre com alergias é fã desse companheiro de quatro patas.

Afinal, essa raça é famosa pelo temperamento brincalhão e por ser muito amiga das crianças. Além disso, costuma ser uma grande protetora dos tutores e da família humana.

Samoieda

À primeira vista, o Samoieda pode parecer um cachorro que não deve ser indicado para pessoas com alergia, certo? Afinal, só quem sofre com os pelos sabe como isso pode ser incômodo e desconfortável.

Apesar de muito peludo, o Samoieda quase não solta pelos! Difícil de acreditar, mas é verdade! Para melhorar, é um cachorro muito amigo, carinhoso e brincalhão.

Outras raças de cachorros hipoalergênicos

Além das raças de cachorros hipoalergênicos citadas acima, existem muitas outras que podem ser companheiras perfeitas! É o caso do Galgo Italiano, do Galgo Inglês, do Basenji, do Fox Terrier, do Cão D’água Irlandês, do Bearded Collie, do Terrier Escocês, entre muitas outras!

Em outras palavras, apresentar alergia a animais não é motivo para não ter um amigo de quatro patas em casa. O cachorro hipoalergênico é a solução para quem evitava conviver com um peludo por conta desse problema.

Fonte: Petz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *