Antipulgas para gatos: conheça os tipos mais comuns

Antes de escolher o melhor remédio antipulgas para gatos, é preciso conhecer os tipos de produtos existentes: coleiras, pipetas e sprays antipulgas que podem ser usados no seu pet. Conheça um pouco mais sobre cada um deles a seguir.

Coleira antipulgas para gatos

A coleira antipulgas para gatos é um dos tipos mais usados. Porém, por ser um material tóxico para eles, alguns cuidados devem ser tomados. Por exemplo, este tipo não é muito indicado para quem tem mais de um pet em casa.

Como alguns gatos têm o hábito de lamber uns aos outros, caso entre em contato com a coleira, podem ocorrer graves intoxicações. Outro cuidado que deve-se ter é não deixar sobras de coleira, a modo que o gato consiga de algum jeito mordiscar-lá.

Pipeta antipulgas para gatos

Já o antipulgas em forma de pipeta normalmente têm uma boa aceitação dos gatos. A aplicação deve ser no dorso do pet, onde o acesso é restrito, evitando a lambedura. O líquido é absorvido em algumas horas, não deixando resíduos na pelagem.

Seu efeito de duração é de, em média, um mês e deve ser aplicado com a frequência que o médico-veterinário recomendar. Vale lembrar que filhotes muito jovens ou abaixo de um certo peso corporal não devem receber esse tipo de antipulgas.

Spray antipulgas para gatos

O antipulgas em forma de spray deve ser aplicado no corpo inteiro do pet, o que pode não ser interessante pelo hábito incessante de lambidas que os gatos possuem como forma de limpeza.

Em muitos casos, filhotes recém-nascidos só podem receber este tipo de antiparasitário, como é o caso do Frontline Spray, que pode ser usado com segurança a partir do segundo dia de vida.

Shampoo antipulgas para gatos

Também existe a opção de shampoo antipulgas para gatos. Porém, o banho em felinos é um assunto que merece atenção. O contato com a água só é indicado quando houver muita necessidade.

Por esse motivo, já que existem outras opções que não envolvem água, por que não evitar? Agora, se o seu felino está extremamente sujo e realmente há a necessidade de um banho, o shampoo antipulgas pode resolver dois problemas em um só!

Comprimido antipulgas para gatos

Os comprimidos ou tabletes antipulgas e carrapatos para gatos são considerados o tipo mais simples de aplicação. Isso porque a única coisa que devemos fazer é dar um jeito do pet engolir o produto.

Para alguns, isso pode não ser tão simples. Algumas dicas desse nosso outro post sobre como dar comprimido para gato podem te ajudar com essa tarefa!

Talco antipulgas para gatos

Por fim, também há opções de talco que prometem matar todas as pulgas e carrapatos dos felinos. A aplicação é bem simples: basta aplicar o talco no dorso do pet e esfregar até que o pó entre em contato com a pele.

Depois, é necessário tirar o excesso do talco com uma escova. É importante destacar que é preciso ter muito cuidado para evitar o contato do produto com os  olhos, boca e focinho do gato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *