Cachorro enjoa de ração?

Se você está aqui lendo este texto provavelmente seu cachorro não quer comer ração. Acertei?
Pois bem, o primeiro pensamento que muitos pais humanos têm quando o pet começa a rejeitar seu alimento é: “acho que ele enjoou”. Mas será que isso é possível?

Cachorro enjoa de ração?

De bate pronto, precisamos deixar bem claro que dificilmente um cachorro irá enjoar de sua ração. É compreensível pensar que o pet enjoou da mesma comida que ele come há anos porque nos imaginamos nesta mesma situação. Por mais que você ame macarrão, por exemplo, você também enjoaria se o comesse ao menos duas vezes ao dia por anos.

Entretanto, não é bem assim que funciona em relação aos cães, já que o paladar deles é extremamente diferente do nosso. Para efeitos de comparação, os cachorros possuem cerca de 1,7 mil papilas gustativas na língua (aquelas bolinhas), enquanto os humanos têm cerca de nove mil. Se no olfato eles dão de 10 a 0, o jogo vira para nós em relação ao paladar.

Portanto, se o seu cachorro não está querendo comer ração, existem algumas razões mais prováveis para que isso esteja acontecendo.

Manejo inadequado

Você sabe guardar corretamente a ração do seu cão? Pode parecer óbvio, mas uma das principais razões para que um cachorro pare de comer a ração é o erro de manejo. Guardar o alimento de forma correta é essencial para que ele não perca seus atrativos ou seja danificado pelo tempo.

A melhor forma de guardar a ração do nosso pet é usando um porta-ração, como esse disponível no petshop online da Petlove, e mantendo ela na embalagem original. Isso mesmo, nada de despejar a ração diretamente no porta-ração, já que ele serve apenas como uma segunda proteção. (Veja nossa outra matéria sobre como manter a ração do pet sempre fresca)

Comida humana

Sabe aquele pedacinho de pão que você deu para o seu cão no café da manhã? Ou aquela borda de pizza que sobrou no seu prato no jantar? Então, isso pode ser o motivo para que o seu cachorro tenha “enjoado” da ração.

A gente sabe o quanto os cães imploram para ganhar um pedacinho do que estamos comendo, mas é preciso ser forte e evitar dar comida humana para eles, pois pode resultar, entre muitos outros problemas, na falta de interesse por seu próprio alimento.

Erros no dia a dia

Um biscoitinho aqui, outro petisco ali… e assim por diante. Já parou para pensar quantas guloseimas seu pet come por dia? Dependendo da quantidade, essa pode ser a razão para que ele não queira comer ração, pois pode atrapalhar o apetite dele e, de quebra, ainda pode causar sobrepeso, já que esse tipo de comida geralmente é calórica e pobre em nutrientes.

Outro erro bastante comum é deixar a ração 24 horas disponível para o cão. O indicado é dividir o cardápio por refeições, visto que a comida pode murchar e perder sabor caso fique exposta o dia inteiro, assim como ocorre se a embalagem da ração não é fechada da maneira certa.

Precisa de um profissional?

Caso o cachorro fique dois dias ou mais sem comer a ração ou outro alimento, é preciso levá-lo para uma consulta com um médico veterinário. Agora, se ele não quer a sua ração, mas está saudável, cheio de energia e querendo outras comidas, é pouco provável que ele esteja com algum problema de saúde.

fonte: PetLove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.