Causas de um cachorro velho chorando a noite

Um cachorro velho chorando a noite pode ser um incômodo não só para você, mas também para os vizinhos. O que todo mundo se pergunta é: porque isso acontece?

A princípio, um cão idoso que não dorme à noite e fica resmungando pode ter uma série de motivos para se comportar desse jeito. Por isso, é importante já deixar claro que a ajuda de um médico veterinário é fundamental em todos os casos.

 

Cachorro velho chorando a noite: o que pode ser?

Basicamente, um cachorro velho chorando a noite pode estar com dor e/ ou com problemas de disfunção cognitiva (mais conhecido como “alzheimer canino”), que faz com que o pet vocalize durante a noite ou madrugada.

Inclusive, esse é um problema bastante comum em cães da terceira idade. O pet pode passar a latir incessantemente a noite toda sem qualquer motivo aparente. Porém, isso normalmente acontece por ele não conseguir se localizar, por estar “perdido” ou porque a disfunção faz com que ele lata, uive ou algo do tipo por estar com alguma região do cérebro mais comprometida.

Disfunção cognitiva em cães: o que é e porque acontece?

Além de problemas articulares, oculares, renais e auditivos, os cães idosos também podem sofrer com a disfunção cognitiva, mais conhecida como “alzheimer canino”.

Esse problema, que é bem comum em cães acima dos oito anos de idade, atinge de forma progressiva a função cerebral e as células nervosas, que são responsáveis pela comunicação.

A princípio, o “alzheimer” ocorre por causa do envelhecimento dos neurônios e do funcionamento do cérebro. Então basicamente todos os cachorros, à medida que envelhecem, podem sofrer com esse problema.

Os principais sinais de alzheimer canino são:

  • Vocalização excessiva à noite (uivos, latidos e outros sons)
  • Ansiedade
  • Agressividade
  • Fazer as necessidades no lugar errado
  • Não reconhecer pessoas
  • Desorientação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.