Dicas de como matar pulgas no ambiente de forma eficaz

Pulgas são parasitas que podem dar muita dor de cabeça para qualquer pai ou mãe de pet. Por isso, é preciso estar sempre atento para que elas não apareçam em casa e afetem a qualidade de vida dos nossos bichinhos. Mas como matar pulgas no ambiente para se livrar delas de uma vez por todas?

As infestações de pulgas são tão comuns que podem acontecer até mesmo em ambientes que não têm pets. Elas se espalham e se reproduzem rapidamente, incomodando todos da casa. E sim, esses insetos podem picar humanos também.

De onde as pulgas surgem?

Existem muitas pessoas que acreditam que as pulgas aparecem nos pets por falta de higiene, o que não é verdade. As pulgas passam de hospedeiro para hospedeiro sem se importar com o nível de limpeza: elas procuram alimento, que, em sua fase adulta, é o sangue de outros animais.

E isso pode incluir os humanos! No entanto, esses insetos preferem os pets porque podem viver em seus pelos e se reproduzir lá mesmo. Nos humanos, normalmente, acontecem picadas esporádicas, mas que podem causar muita coceira e erupções cutâneas também.

Por isso, não é tão incomum que o tutor tenha tido contato com algum hospedeiro anterior das pulgas e, assim, tenha levado os parasitas para casa. A partir daí, elas podem se reproduzir em diversos lugares e começar a infestação, visto que em fase de pupa podem se alimentar de resíduos diversos.

Como expulsar as pulgas do ambiente?

Quando as pulgas entram na sua casa, tirá-las pode ser um desafio. Não basta eliminar as que vivem no seu pet, é necessário certificar-se de que todo o ambiente foi higienizado e está livre dos parasitas.

Isso porque, se o local em que os bichinhos vivem ainda estiver infestado, os parasitas podem voltar a viver neles, causando grande incômodo. Por isso, saber como matar pulgas de cães e gatos não é o suficiente: é preciso saber como matar pulgas no ambiente.

A boa notícia é que, hoje em dia, existem diversos produtos que ajudam nessa missão. Preparamos um passo a passo simples para você eliminar esses insetos e expulsá-los da sua casa!

1. Cuide dos pets

Quando percebemos que nossa casa está com pulgas, o primeiro passo é sempre checar os bichinhos para ver se elas já se hospedaram nos peludos (o que é muito provável). Se sim, verifique a quantidade de insetos e se há feridas graves na pele do animal.

Se você encontrar poucos parasitas, pode espremê-los com a unha para eliminá-los. No entanto, se há mais de um, existe uma grande chance de que eles já tenham se reproduzido. Por isso, dê um banho com um shampoo antipulgas no pet e aplique um antipulgas em sua pelagem.

Atualmente, existem diversos tipos de antipulgas que você pode escolher, sendo de uso interno ou externo. No entanto, se o seu pet está com feridas ou aparenta ter outras reações às pulgas, faça uma visita ao médico-veterinário para que o tratamento correto seja indicado.

2. Limpe e aspire todos os lugares

O aspirador de pó vai ser um grande aliado em como eliminar pulgas no ambiente. Aspire todos os cantos, especialmente os que acumulam mais poeira e os locais que têm maior passagem de pessoas e animais. Lembre-se de limpar o aspirador no final do processo.

Em seguida, higienize todo o local para certificar-se de que não há mais nenhuma parte da casa em que elas possam estar escondidas. Qualquer lugar em que elas possam estar hospedadas e/ou possam se alimentar deve ser bem limpo. Esse é um passo fundamental para matar pulgas no ambiente.

3. Utilize um produto antipulgas

Além disso, o que é bom para matar pulgas no ambiente é usar um produto próprio para esse fim. Hoje em dia, existem diversas soluções que podem ajudar na eliminação desses parasitas e proteger sua família.

No entanto, é preciso ter cuidado ao utilizar essas soluções e remédios para matar pulgas no ambiente, porque eles podem ser tóxicos para os pets. Por isso, deixe o produto fazendo efeito em um local ventilado, sem permitir o contato de nenhuma pessoa ou bichinho.

Formas de evitar a infestação de pulgas

Agora que você já sabe o que é bom para matar pulgas, existem alguns hábitos que você pode criar para evitar que elas apareçam na sua casa. Manter o local bem higienizado é uma delas, visto que resíduos como pó e pele morta servem como alimento para as pupas.

Além disso, você pode consultar o médico-veterinário do seu pet para que o profissional indique algumas soluções de uso tópico para evitar que as pulgas ataquem seu bichinho. Coleiras antipulgas também são uma boa opção de prevenção contra os parasitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.