Motivos para meu cachorro fazer xixi no lugar errado

Você flagrou o seu cachorro fazendo xixi no lugar errado? Essa é uma das maiores reclamações de tutores por aí. Mas, afinal, por que será que isso acontece? Como corrigir o meu pet?

Se o seu peludo anda se aliviando em vários lugares da casa (sendo todos eles errados), eu vou te explicar a seguir os principais motivos que podem estar por trás desse comportamento e, claro, como fazer o cachorro parar de urinar no lugar errado.

Cachorro fazendo xixi no lugar errado: por que isso acontece?

Vamos imaginar um cachorro em um ambiente solto, mais natural. Ele vai fazer xixi em qualquer lugar. É só observar um cão sem coleira na pracinha ou até mesmo em uma passeio na rua. Ele vai parar o tempo todo para fazer xixi. Isso porque ele está se comunicando quimicamente através da urina e dos feromônios.

Em casa, não tem cheiro de outros cães, mas mesmo assim é natural para ele se aliviar onde for mais confortável. O que não necessariamente é onde desejamos. Por isso, a paciência e a persistência são chaves na hora de ensinar o cão a eliminar em um local desejado por nós, humanos.

Mesmo com longo tempo de ensinamento, alguns cães mantêm o hábito de fazer xixi fora do lugar. Por que isso acontece? Confira os principais motivos que levam um cachorro a fazer xixi no local errado.

Dor, incontinência urinária, infecção urinária ou problemas fisiológicos

Se seu cachorro fazia certinho no lugar e começou a fazer pela casa, leve ao médico-veterinário para fazer check-up. O motivo pode ser algo clínico, que precisa ser tratado.

Demência senil

Parecido com o Alzheimer em humanos, os cães mais velhos podem ter uma degeneração cerebral que faz com que eles esqueçam algumas coisas que antes eram habituais. Por isso, pode, sim, rolar um xixi errado do nada, sem motivo nenhum, pelo simples fato que ele “esqueceu” o local certo e se aliviou onde deu.

Medo

Esse eu posso falar com propriedade, porque é o que mais acontece aqui em casa. A Aurora é super medrosa. Em dias de chuva, fogos ou até visita, certeza que ela vai errar um xixi. Ela não faz de propósito. Ela está tensa, não quer sair de perto de mim e acaba se aliviando, por exemplo, no meio da sala. Acontece nas melhores famílias.

Tapete sujo

Esse é outro problema comum aqui em casa. Dois xixis é o máximo que a Aurora tolera em um tapete. O terceiro certeza que será fora. Pode até ser perto do tapete, mas fora, no chão. Afinal, ela não é obrigada a fazer xixi em banheiro sujo, né?!

Então nada de querer economizar, comprar aqueles tapetes grandes e deixar lá por dias. A chance de rolar um xixi errado por conta do excesso de uso do tapete é grande. A frequência da troca vai depender do quanto seu cachorro faz xixi no dia.

Produto de limpeza usado

Cães têm o olfato super sensível. Sabe aquele cheiro de casa limpa? Eles odeiam! É muito forte e repele. Usar água sanitária, desinfetante concentrado, sabão em pó ou qualquer outro produto com cheiro forte para limpar o local de eliminação do cão pode simplesmente repeli-lo de querer frequentar aquela região.

O ideal é usar um desinfetante específico para pet diluído (olhar o rótulo para ver como fazer essa diluição). Se quiser, pode passar um produto enzimático do tipo tira cheiro. Nada além disso!

Desconforto com o material do local de fazer xixi

Quando eu vou atender e o problema é eliminação em local inapropriado, a primeira coisa que eu faço é ir ver qual material que é usado para o cão fazer xixi. Alguns animais têm maior sensibilidade na pata. Então, aquelas gramíneas podem doer e dificultar que o cão faça xixi nelas.

Outro problema comum é o piso ser escorregadio quando molhado. Uma vez que o cão escorregue, dificilmente ele vai querer usar aquele lugar de novo.

O material do “banheiro” também conta. Jornais, por exemplo, soltam chumbo e têm um cheiro bem forte quando molhados, o que pode desagradar ou incomodar o olfato sensível do cão. Os tapetes sem aditivos de odor podem ser o mais indicado.

Localização do “banheiro”

Esse motivo é o campeão de problemas. Não sei onde está escrito que o tapetinho ou local de eliminação do cachorro tem que ser na área de serviço. Sei que é mais fácil limpar. Mas para cães mais medrosos é o pior local do universo.

Primeiro porque ele tem que atravessar a casa toda até chegar no local certo. Pode ocorrer um escape no meio do caminho. Ainda mais se ele tiver menos de 8 meses.

Mas já imaginou se aliviar com uma escola de samba tocando ao seu lado? É o que o cão pode sentir com a máquina de lavar, por exemplo. E em dia de faxina, com panos, movimento, vassoura caindo… um caos! Deixe o tapete em um local mais central da casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *