Novidades na área da medicina veterinária

Ao longo dos últimos anos, as pesquisas na área de saúde e de comportamento felino vêm aumentando, acompanhando também o aumento na população de gatos domésticos na sociedade mundial. Junto com esse avanço, alguns mitos foram derrubados. Por exemplo, antigamente pensava-se que alimentos úmidos engordavam. Entretanto, hoje, sabe-se que os alimentos úmidos, em sachês e patês para gatos, são indispensáveis, pois favorecem o aumento do consumo de água, o que é muito benéfico para qualquer gato, e também controlam de peso. Sim! O alimento úmido faz com que seu gatinho consiga perder peso, diferente do seco, que é muito mais calórico.

Além disso, o sachê tem mais água em sua composição, já o alimento seco possui mais proteína. Hoje já se sabe que não há problema em manter o felino somente com dieta úmida. Contudo, muitos gatos preferem as duas opções. Nesses casos, o recomendado é substituir uma ou duas refeições diárias pelo alimento úmido.

No campo comportamental, já é fato que as doenças felinas mais comuns, como alguns problemas urinários e dermatológicos, se iniciam com alterações na interação do gato com o ambiente em que vive. Assim, a importância de um habitat com características que estejam de acordo com o estilo de vida da espécie vai além da questão comportamental, ela influencia na saúde do seu felino. Por isso, não deixe de disponibilizar esconderijos e áreas suspensas (prateleiras), além de evitar ao máximo mudanças bruscas no ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.