O que é ração medicamentosa?

Lendo o termo “ração medicamentosa”, possivelmente você deve ter associado o alimento a um medicamento. Entretanto, diferentemente do que muita gente pensa, esse tipo de ração não contém nenhum tipo de remédio em sua composição e, seja dito de passagem, não se chama “medicamentosa” originalmente. Calma que nós vamos te explicar.

O que é ração medicamentosa?

As rações medicamentosas, na verdade, se chamam rações coadjuvantes. Elas não são à base de nenhum tipo de medicamento, mas sim foram desenvolvidas especialmente para auxiliar no tratamento de problemas de saúde de cachorros e gatos.

Em outras palavras, essa classe de ração é produzida especificamente para pets que tenham alguma doença, mas isso não quer dizer que elas são capazes de curar o animal. Elas são formuladas de forma diferente das rações tradicionais, com alterações em ingredientes, minerais, gorduras, proteínas entre outros no intuito de oferecer tudo que o pet precisa para que sua condição seja estabilizada ou melhorada.

Tipos de ração medicamentosa (coadjuvante)

Existem alguns tipos de rações medicamentosas que servem para o tratamento de diferentes problemas de saúde:

Dermatológicas: Rações destinadas a cachorros ou gatos que tenham hipersensibilidade alimentar ou intolerância a determinados tipos de ingredientes e, por isso, precisam de uma alimentação diferenciada.

Renais: Esse tipo costuma ser produzido à base de proteína vegetal (soja) ou com níveis protéicos controlados, para cães e gatos diagnosticados com alguma complicação nos rins.

Hepáticas: Indicadas para pets que tenham alguma complicação no fígado, por isso, precisam de uma alimentação diferenciada, com ingredientes que auxiliem a recuperação.

Urinárias: Essa categoria possui nutrientes específicos para auxiliar pets que tenham problemas urinários, como cistites recorrentes ou predisposição à formação de cálculos (“pedras”) na bexiga.

Obesidade: São rações com menos calorias, poucas gorduras e mais proteínas de alto valor biológico, indicadas para pets com sobrepeso ou obesos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *