O que fazer quando o pet está tendo uma reação leve à vacina?

Os sintomas leves podem ser comuns. Uma forma de evitar que o cachorro tenha algum problema em relação à vacina, é fazendo um hemograma completo nele antes das aplicações.

Desta forma, é mais fácil avaliar a condição de saúde que o animal se encontra, se ele está com a imunidade alta e preparado para combater o agente infeccioso.

Caso o animal esboce alguma reação após a vacinação, é importante tomar alguns cuidados:

  • Evite tocar o local;
  • Evite pegar o pet no colo toda hora;
  • Converse com o veterinário sobre analgésicos e antitérmicos para caso ele tenha dor e febre;
  • Deixe-o descansar e dormir;
  • Ofereça água fresca e comida leve;
  • Fique sempre atento aos sintomas e em caso de dúvidas, contate um veterinário.

Vale ressaltar que mesmo tendo reações às vacinas, os animais estarão protegidos. Caso o pet apresente sintomas após a aplicação, é importante realizar o reforço dos imunizantes anualmente da mesma forma.

Elas são muito importantes para prevenir doenças nos animais e doenças que podem contaminar os humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.