Pets podem se infectar com a Gripe Influenza?

Primeiramente precisamos entender o que é a Gripe Influenza e as suas variações. A Influenza, é um nome atribuído para um conjunto de doenças virais infecciosas do trato respiratório, ocasionadas pelos tipos A, B, C e D do vírus Influenza.

Os tipos de Gripe Influenza A e B são as que normalmente causam epidemias sazonais, como a Gripe Aviária (Gripe do Frango), que acomete várias espécies de aves domésticas e silvestres e, eventualmente mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos e também o homem.

Apesar das variações, as gripes que normalmente acometem os humanos, na maioria das vezes não são transmitida para os nossos pets, porém existem outras doenças que podem deixar os nossos peludos “gripados” e com sintomas muito parecidos.

A Gripe Canina, também conhecida como “Tosse dos Canis” ou “Tosse Canina”, é uma doença respiratória infecciosa muito contagiosa e aguda, podendo levar o animal a óbito. Os principais agentes causadores da doença são: Adenovírus Tipo 2 (CAV-2), Bordetella bronchiseptica e Parainfluenza (CPIV). Durante as estações chuvosas ou de baixa temperatura ocorrem os maiores índices da doença, podendo levar o seu animal aos seguintes sintomas:

Dificuldade na respiração;
Espirro;
Febre;
Intolerância ao exercício;
Perda de apetite;
Secreção nasal;
Olho lacrimejante.

O tratamento consiste na terapia de suporte, amenizando os sintomas e evitando que o quadro se agrave, como a evolução para uma pneumonia. Durante esta fase também é importante isolar o animal de outros cães para evitar o contágio.

Apesar das complicações que esta doença pode ocasionar, a forma mais segura de prevenção é a vacinação. Com o avanço da medicina veterinária nos últimos anos, foram desenvolvidas vacinas que agem no corpo do pet estimulando a produção de anticorpos, estando disponíveis em três apresentações: injetável, intranasal e oral.
O médico-veterinário do seu cão poderá indicar o protocolo vacinal mais adequado de acordo com a idade e características de cada indivíduo. Lembre-se que a prevenção sempre será a melhor forma de cuidar de quem você mais ama!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *