Raça Fox Terrier

O Fox Terrier possui todas as qualidades de um bom terrier: são animados, ativos, alertas e fofos! Originários da Grã Bretanha, esses cãezinhos surgiram a partir do cruzamento de diversas raças como Teckels, Beagles e outros Terriers. O mais antigo registro dos primeiros animais dessa raça data de 1790 e é um quadro pertencente ao coronel Thomas Thornton que mostrava seu cachorro Pitch, muito semelhante ao Fox Terrier que conhecemos hoje. A raça possui dois padrões distintos: o Fox Terrier de pelo duro e o de pelo liso. Alguns criadores chegaram a cruzar os dois padrões para criar uma variação mais uniforme, mas o processo não continuou. O nome Fox Terrier vem da excelente performance que esses animais desempenhavam em caçar raposas (Fox = raposa). Em 1885 o primeiro Fox Terrier foi registrado pelo American Kennel Club. Porém em 1985 o AKC reconheceu formalmente o Fox Terrier de pelo duro e o de pelo liso como raças distintas.

Pelagem
A pelagem é a única diferença entre o Fox Terrier de pelo duro e o de pelo liso (como o próprio nome já diz). Fox Terrier de pelo liso: abundante, denso e reto. A cor branca predomina com manchas de diversas cores como marrom, vermelho, tigrada e preto. Fox Terrier de pelo duro: textura bem densa e dura com subpelos curtos e macios. O focinho possui pelos ásperos e volumosos, uma característica bem marcante da raça. A cor predominante também é o branco com manchas vermelhas, pretas, marrom e tigrada.
O Fox Terrier é uma raça muito resistente e se receber os cuidados básicos terá uma vida bem longa e saudável. Doenças genéticas são raríssimas, em alguns casos podem aparecer problemas como a Displasia Coxofemural que causa desconforto, dores e complicações na locomoção. Além disso, casos de catarata podem surgir com a idade avançada do animal. A visita rotineira ao médico veterinário garantirá um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficaz para esses problemas que podem ser genéticos. As vacinações em dia, vermifugação a cada seis meses e aplicação de antipulgas mensalmente vai manter seu amigo seguro, já que estar ao ar livre farejando e explorando faz parte da natureza da raça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.