Ar condicionado e os riscos à saúde dos animais de estimação

O aparelho por si só não faz mal, mas pode gerar problemas à saúde se não seguir alguns parâmetros indicados

 

Os cuidados com os animais de estimação em épocas mais quentes ou frias do ano estão sempre entre as principais preocupações de quem convive com pets, especialmente aqueles que são criados em ambientes externos.

Muitos animais, porém, são criados em ambientes fechados, como apartamentos, que estão sempre com uma temperatura controlada, não importa se do lado de fora está quente ou frio, o ar condicionado mantém a temperatura regular. Mas qual exatamente é a temperatura ideal para um animal de estimação? E o uso do condicionador de ar pode ser, de alguma forma, prejudicial aos animais de estimação?

Mudanças bruscas de temperatura – muito frio ou muito quente se comparado à temperatura ambiente pode causar choque térmico -, evitar que o pet fique direto abaixo da saída de ar, manter a limpeza e manutenção dos filtros de ar e do aparelho em dia, e prestar atenção na umidade do ar no ambiente em que o aparelho de ar condicionado está ligado

Equipamentos que desumidificam demais o ar podem causar ressecamento das vias aéreas dos pets, o que facilita os quadros de doenças respiratórias. O semelhante acontece também com o uso de aquecedores, que podem ser usados para aumentar o conforto térmico dos pets, mas devem ficar fora do alcance dos animais – especialmente aquecedores de chão, que podem causar queimaduras.

Raças braquicefálicas (de focinho curto) precisam de uma atenção ainda maior em relação à umidade do ar.

Tanto no uso do ar condicionado quanto no aquecedor, este é um fator muito relevante para estes pets porque o ar muito seco também dificulta a respiração. Optar por aparelhos que não desumidificam muito o ar ou usar um umidificador no mesmo ambiente podem ajudar.

A limpeza do aparelho também é essencial, filtros sujos podem promover a proliferação de ácaros, bactérias e fungos, sendo um grande risco a saúde dos pets e também dos tutores.

“Estes agentes têm potencial de causar problemas respiratórios não apenas nos pets como nos humanos também. Para evitar que isso aconteça, a limpeza dos filtros do ar condicionado deve ser feita corretamente e sempre no prazo estipulado pelo fabricante. Este é o cuidado principal

 

Para que o uso do ar condicionado seja sempre benéfico para a saúde e o bem-estar dos animais é fundamental que os tutores sigam certos cuidados.

  • A temperatura ideal do ambiente não deve ser inferior a 22ºC e nem superior a 27ºC;
  • Evite deixar o pet muito perto da saída de ar condicionado e não permitir que ele se aproxime do aquecedor para que não corra o risco dele se queimar;
  • Mantenha potes de água fresca para o pet consumir e se hidratar no ambiente climatizado;
  • A umidade do ambiente também importa! Busque aparelhos que não reduzam muito a umidade do ar, ou use um umidificador quando o ar condicionado/aquecedor estiver funcionando;
  • Fique atento a possíveis incômodos ou desconfortos dos pets (se ele quiser sair do ambiente, não deve ser impedido);
  • Mantenha o ar condicionado/aquecedor sempre limpo e com a manutenção em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *