Para que serve o bigode de gato?

O bigode de gato, ou vibrissas, que é o seu termo científico, são pelos duas vezes mais espessos que os pelos normais (os outros pelos do corpo). Eles também ficam três vezes mais profundos na pele quando comparados aos outros. Mas, afinal, para que eles servem? É o que você vai descobrir logo a seguir.

Conhecendo o bigode de gato

Existem aproximadamente 24 vibrissas localizadas em seu lábio superior (12 de cada lado), e essas estão divididas em quatro linhas. As duas linhas superiores podem se mover, independentemente das linhas inferiores.

Os outros bigodes estão localizados no lábio inferior, lateral da face, acima dos olhos e na parte de trás das patas dianteiras.

Para que serve bigode de gato?

A base de cada bigode é repleta de terminações nervosas, fornecendo aos gatos um sistema de navegação altamente sensível que transmite uma grande quantidade de informações sobre seus arredores. Ou seja, o bigode de gato faz parte do sistema sensorial dos felinos.

O bigode do gato serve para:

  • Fornecer informações sobre onde os objetos estão em relação à cabeça e às pernas, principalmente ao avaliar espaços.
  • Detectar a pressão, força, direção e a velocidade das correntes de ar. Isso permite que eles identifiquem a localização dos objetos após a perda de visão e, portanto, confiam neles para ajudá-los a lidar com o ambiente.
  • Detectar quaisquer detritos/ objetos como que se aproximam em direção ao rosto para iniciar a resposta de piscar. Por exemplo, um grão de areia.
  • Participar no processo de caça ajudando a redirecionar a mordida para a presa, já que os gatos não enxergam muito bem em distâncias menores que 16 cm.
  • Receber informações sobre a temperatura do ambiente.

O bigode de gato também ajuda a determinar se o felino pode passar por um local apertado. Em teoria, a largura dos bigodes deve corresponder à largura do corpo. Na realidade, porém, muitos gatos estão acima do peso, então a largura do corpo excede em muito as pontas dos bigodes.

Os bigodes também desempenham um papel importante na linguagem corporal felina:

  • Bigodes que estão voltados para a frente e espalhados: geralmente indicam que o gato está alerta e pronto para a ação (caça).
  • Bigodes de um gato relaxado: são posicionados de lado e não tão abertos.
  •  Bigodes sendo bem espaçados e achatados contra o rosto: significa que o gato está com medo e pode desenvolver até algum sinal de agressividade.

Pode cortar bigode de gato?

Não pode cortar bigode de gato! Isso porque esses pelos são extremamente importantes para a comunicação, caça, trazer noção de espaço e de localização para os felinos.

Portanto, os bigodes jamais devem ser cortados ou aparados, mesmo sabendo que o bigode do gato cresce de novo. Além disso, é de extrema importância lembrar que, para interpretar os sinais corporais de um gato, devemos não só observar todo o seu corpo, mas também o contexto da situação.

Fonte: Petlove

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *