Burmilla

Originário do Reino Unido, uma raça que surgiu espontaneamente, sendo também bastante recente. Por tudo isso, esse gato ainda é muito desconhecido para muitas pessoas.

No PeritoAnimal, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato burmilla, sua origem, suas características físicas, sua personalidade, cuidados e muito mais. Você sabe de onde vem esse nome curioso?

O gato burmilla é originário do Reino Unido, onde uma gata Birmanesa se cruzou com um macho Persa chinchilla no ano de 1981. Esse encontro aconteceu por sorte e, assim, a primeira ninhada da raça que hoje conhecemos como Burmilla surgiu de maneira natural e não planejada. Agora, por que o nome “Burmilla”? Muito simples, as primeiras pessoas que descobriram a raça a chamaram assim por causa da combinação de “birmanês” e “chinchila”.

Uma vez que apenas três décadas se passaram desde o nascimento dos primeiros espécimes, essa é considerada uma das raças de gatos mais recentes. De fato, a raça ainda nem foi reconhecida em seu país de origem, onde é considerada uma raça experimental, de acordo com a Cat Association of Britain. Da mesma forma, não está registrado nos Estados Unidos. No entanto, organizações internacionais oficiais como a FIFe (Federação Internacional dos Felinos) já registraram o padrão em 1994.

O gato Burmilla tem um tamanho médio, pesando entre 4 e 7kg. Seu corpo é compacto e sólido, assim como suas extremidades, que possuem uma musculatura desenvolvida, sendo as pernas da frente mais finas e um pouco mais curtas. Sua cauda é reta, muito longa e terminada em uma ponta redonda. Sua cabeça é larga e redonda, com bochechas cheias, olhos verdes rasgados, delineados por pálpebras negras. As orelhas são de tamanho médio e de formato triangular, com a ponta arredondada e a base larga.

Depois de revisar as características anteriores do Burmilla, é natural que você se pergunte: “Existem gatos Burmilla com olhos azuis?”. A verdade é que não, todos os exemplares desta raça devem ter olhos verdes para serem considerados puros.

A pelagem do gato Burmilla é um pouco mais longa do que a do gato Birmanês, sendo igualmente macia e sedosa, além de muito brilhante. O pelo tem muito volume porque possui uma estrutura de duas camadas, com uma sub camada mais curta que favorece o isolamento. As cores aceitas são aquelas com base branca ou prata combinadas com lilás, canela, azul, creme, preto e avermelhado.

A expectativa de vida média de uma Burmilla varia entre 10 e 14 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.