O que é a Neurologia Veterinária

É uma área da medicina veterinária que estuda as doenças e alterações do sistema nervoso, o grande centro de operações responsável por regular as funções do corpo.

O sistema nervoso é extremamente complexo, uma vez que é composto por tecidos delicados, que são responsáveis pela coordenação motora, geração de estímulos e movimentação dos órgãos. As doenças e distúrbios mais comuns são: tumores, convulsões, epilepsia, hérnias de disco, trauma craniano e medular, meningites e neoplasias.

As doenças neurológicas em animais de estimação podem acontecer por diversos motivos, e em muitos deles, o tempo entre o diagnóstico e o tratamento é crucial para evitar lesões graves ou irreversíveis. Por isso, é importante saber como detectar quando o animal apresenta alguma alteração neurológica.

O que devo fazer se o meu PET tiver problemas neurológicos?

Se o seu PET apresentar um ou mais desses sinais é imprescindível consultar um médico veterinário imediatamente, pois ele é o único profissional capaz de avaliar o caso e encaminhar o animal para um especialista em neurologia, caso seja necessário.

A boa notícia é que a neurologia veterinária avança a cada dia, e da mesma forma evoluem os equipamentos diagnósticos, técnicas cirúrgicas e principalmente os tratamentos e a qualidade dos medicamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.