No que consiste a castração?

No que consiste a castração?

A castração é um procedimento cirúrgico que deve ser feito por um médico veterinário. Alguns procedimentos ainda pedem a presença de um anestesista veterinário, pois o animal deve estar sob anestesia geral. Apenas um profissional capacitado pode indicar qual o melhor procedimento e tipo de anestesia (inalatória ou injetável) para um cão ou gato.

A anestesia inclusive é um dos motivos para os cuidados após castração. A cirurgia de castração é realizada de formas diferentes em cães e gatos, machos e fêmeas. Nos animais machos, o procedimento retira os testículos. Já nas fêmeas, a cirurgia consiste na retirada dos ovários e útero por meio de uma incisão normalmente próxima ao umbigo. Nos dois procedimento, o corte recebe pontos (que podem ser externos e devem ser retirados posteriormente ou internos, sem a necessidade de retirada) e eles exigem cuidados após castração.

Medicamentos

Os medicamentos prescritos pelo médico veterinário devem ser dados corretamente para evitar complicações. Também é comum a necessidade de curativos e limpeza dos pontos feitos sobre a incisão, que deve ser feita apenas sob orientação profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.